Spoiler é realmente um problema?

spoiler-alert

“Lá vem spoiler!!!” “Alerta, alerta: spoiler!” “Zona de perigo: spoiler!” “Madoka do céu! Não vi o animê no dia do lançamento, tô lascado, vou tomar spoiler O.O”

De uns tempos para cá, o spoiler, além desse nome, ganhou proporções que não tinha. O motivo é óbvio: com a internet, a circulação de informação ficou muito maior e muito mais rápida. Mas as pessoas estão preferindo conversar com o Excalibuuuuuuuuuuuur, do que tomar um spoiler. Se a situação chegou nesse nível, é algo que merece ser pensado.

Começando com um exemplo: Pluto (mangá do Urasawa). É uma obra de investigação policial, uma corrida atrás do criminoso, com o agravante de ser um mistério, já que não sabemos quem está por trás dos assassinatos. A primeira vista, tomar spoiler de um mangá desse gênero destruiria a experiência com a obra. Só que isso não acontece por causa de um detalhe: Pluto é bom. Ele não depende só do enredo para ser interessante. O ponto alto desse mangá é o pano de fundo, é a relação entre robôs e humanos. Então, se alguém te contar quem é o bandido da história, não fará diferença nenhuma, ela continuará sendo uma obra interessante, justamente porque tem muito mais a oferecer do que somente o enredo.

maxresdefault

O spoiler é um problema quando a única coisa que a obra tem para oferecer é o enredo e isso se agrava infinitamente quando a única característica que ela tem de interessante é a primeira experiência. Contudo, uma obra que se resume a isso, não pode ser boa. Se ela não tem mais nada a entregar – seja um pano de fundo, uma temática, humor, até uma waifu -, é óbvio que o spoiler vai atrapalhar a experiência com ela. Aí surge a questão: de quem é a culpa? Do spoiler, ou da obra?

A única coisa que o spolier faz é estragar a experiência com obras ruins. Porque se ela fosse boa, ele seria irrelevante, já que uma obra é muito mais do que simplesmente o enredo.

Não sabe quem é o Excalibur? Sem problemas, deixa que eu te apresento xD

Sayonara. Bye, bye o/

Anúncios

5 comentários sobre “Spoiler é realmente um problema?

  1. Pingback: Recomendação de animê: Noir – A voz da OST | Matsueki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s